A vida tem a cor que você pinta. (Mário Bonatti)

sábado, 30 de julho de 2011

Fracassar é preciso.


Sim, eu também sou um fracassado. Quando tento fazer algo e não consigo; quando planejo sem os pés no chão; quando não atinjo simples objetivos cotidianos; ou quando não dou conta da grandiosidade de meu ser.

Mas não se iluda. Sou um fracassado assumido e apenas em parte.

Enquanto fracasso, ou quando fracasso, parte de mim fica desiludida, descrente e desolada. Em contrapartida, todas as outras partes de mim sabem que o fracasso só vem para os corajosos, pois corajosos são aqueles que, mesmo na incerteza de não fracassar, tentam. Desesperadamente tentam.

Todas as outras partes, ainda, sabem que diante de um fracasso há sempre o desejo de não fracassar. Fica a semente plantada para o não-fracasso que está por vir. Sendo assim, se todas as minhas partes se comprimissem e tentassem ser apenas uma, eu seria - a cada fracasso - uma pessoa fracassada, pois não teria partes para me salvar do desolado fracasso.

Entretanto, teimosamente, junto-me, todos os dias, para ter-me inteiro, vivo, forte, frutífero e uno. Mas, despedaço-me, dia a dia, para me reencontrar em mim, detalhe por detalhe, no sim e no não, na vaidade e na verdade.

Francamente, fracassar é o que me impulsiona a comprar uma briga comigo mesmo. Hoje, fracasso. Amanhã, guerra. Depois, vencedor de mim. Sempre regresso ao meu eu não fracassado. Travo lutas contínuas e não abro mão desta odisseia. Acabo vencedor.

5 comentários:

  1. É isso! Eu tenho medo... DE FRACASSAR. Reconheci a mim mesmo no seu texto, Vanessa.

    MUITO BOM! E depois você diz que não é boa pra escrever...

    ResponderExcluir
  2. O medo de fracassar é só mais um motivo para darmos o melhor de nós e colocarmos todas as nossas forças para atingir os nossos objetivos. Ainda que eles pareçam distantes, improváveis ou inalcançáveis. O medo também nos move!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu precisava ler esse texto hoje. Eu deveria acreditar mais em destino. Obrigada!

    ResponderExcluir