A vida tem a cor que você pinta. (Mário Bonatti)

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Ser professor é (também) comover-se com os problemas dos alunos.

Num dia desses, numa avaliação, sem pretensão alguma de expor os problemas dos meus alunos ou de dar-lhes a chance de falar de seus móveis e eletrodomésticos, de vangloriarem-se com os seus “bens” (muitos fizeram isso!), inseri uma questão em que deveriam descrever a sua casa. A questão, vista de fora, não era das mais criativas. Não sei ao certo o que eu esperava dela. Mas uma das respostas me surpreendeu. Veja:


“A minha é velha, tem goteira, existe desde que meu pai nasceu: tem um baita de um buracão no teto, paredes caindo aos pedaços, janela caindo, laje quebrada, vários buracos no chão, chaminé quebrada, caindo quase na casa do vizinho, goteira portão ruim, cor saindo e passarinhos todos os dias morrem no telhado.”


Não preciso dizer como fiquei depois da leitura, não é? O meu aluno não me sai da cabeça. E o que mais me incomoda é a minha impotência diante do seu problema. O máximo que posso fazer – e faço – é tentar ser uma boa professora para ele, uma pessoa gentil, carinhosa, atenciosa e até amiga. No mais, infelizmente, não poderei influenciar. O resto vem com o tempo, quando ele estiver adulto (quem sabe!?) e eu, talvez, nem esteja mais aqui.


Eu precisava desse desabafo.

Um abraço a todos!

Vanessa.

p.s.: no texto do meu aluno, não fiz nenhuma correção na pontuação. Apenas corrigi as inadequações ortográficas.

3 comentários:

  1. Se há alguém que pode mudar a vida de uma pessoa, além da própria, esse alguém é o professor. É nossa missão influenciar a caminhada dos alunos, para que eles tenham um destino sempre melhor que o de seus pais.

    Realmente, comovente, Vanessa.

    ResponderExcluir
  2. Aliás,

    "Meu sincero amar:
    meu é tudo teu.
    Nosso é todo o mar."

    Te amo, Vanessa!

    ResponderExcluir
  3. Sim, eu não posso fazer nada agora. Mas as minhas atitudes, o meu jeito de ser, os meus ensinamentos vão influenciar, com certeza, a caminhada desse aluno(e de outros também).
    Eita profissão difícil, complicada, e não menos abençoada e maravilhosa!

    Ahhh... Biofa, você sabe o quanto eu TE AMO, também!

    Beijão, meu amigo querido!

    ResponderExcluir