A vida tem a cor que você pinta. (Mário Bonatti)

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

HIPÓCRITA, EU?

Quem de nós nunca se deixou levar por uma imaginação politicamente incorreta e se deliciou com isso?

Quem de nós nunca sentiu asco de algo ou alguém que recendia a putrefação?

Quem, leitor ou leitora, de nós nunca desrespeitou seus pais, avós ou irmãos, passando ileso por isso?

Quem de nós nunca recebeu um beijo e limpou o rosto em seguida?

Quem nunca sentiu vontade de matar?

Quem nunca cometeu erros, erros e mais erros sem assumir que errou?

Quem nunca humilhou apenas pelo falso prazer que isso proporciona?

Quem nunca fez algo, mesmo sem vontade, só para agradar o outro?

Quem nunca foi (e ainda é) hipócrita?


Ao ler essas perguntas, tenho certeza de que nós nos indignamos e as respondemos com mentiras: “Eu? Nunca!”, “Nunca fiz isto, não.”, “Eu nunca agiria desta forma, imagina.”. Porém, é bastante provável que boa parte dessas perguntas, dessas situações, já tenha acontecido conosco ou, no mínimo, com alguém que conhecemos de vista. Mas parece impossível assumir.


Nós – eu, você, ele, ela, todos, enfim – muitas vezes preferimos a não verdade, preferimos aquilo que nos apresenta ao mundo como perfeitos, aquilo que agrada, aquilo que todos querem ver / ouvir. Penso que aí é que está a porta aberta para a infelicidade, a hipocrisia e as nossas frustrações.


Chamo a atenção para tudo isso para poder falar do NATAL. Famoso, sim. Mas, por quê?


Boa parte das pessoas reserva a sua bondade apenas para o último mês do ano; deixam para amar as pessoas apenas durante este período; e deixam para agradá-las apenas nestes dias, também. Não sejamos ainda mais hipócritas, todos precisam desse amor, dessa bondade e desse carinho durante o ano todo. Mas essa dedicação precisa ser sincera, honesta, verdadeira.


Se elevamos a potência da nossa hipocrisia numa época tão especial, é porque não estamos prontos para renovar as nossas energias e esperanças, e para sentir o verdadeiro espírito natalino.


Feliz ou infelizmente, hipócritas nós sempre seremos, em diferentes escalas. Mas que, pelo menos, sejamos hipócritas com o que há de mais sujo em nós, com aquilo que – por vezes – precisa ser escondido, mascarado. Não sejamos hipócritas com os pequenos gestos, com os votos de felicidades, com os sorrisos, as demonstrações de afeto e, principalmente, com o AMOR! Nós não merecemos tanto fingimento, nem precisamos disso. Nós não merecemos tão pouca dedicação para com a vida, com o seu verdadeiro sentido.


Deixo, aqui, meus sinceros votos de que 2011 seja melhor, menos cruel, mais esperançoso, alegre e feliz. Mas o ano só será melhor se nós o encararmos com bondade, esperança e vontade. E com todo o nosso ser, sentindo a vida pulsar em nós, pedindo para nos renovarmos a cada manhã, a cada gesto, a cada palavra sincera e amiga. Esse, pra mim, é o verdadeiro natal: acreditar e apostar na vida, com sinceridade, vontade e esperança de me fazer melhor, para melhor fazer parte deste mundo.


Beijo grande!

Vanessa.

3 comentários:

  1. Olá, também gostei muito do seu blog. Realmente, muitas pessoas vivem a mentir para si mesmas, negando suas próprias ações tanto para a própria consciência quanto para o mundo, mas creio que cresceriam muito mais admitindo seus erros e tentando melhorar com eles e não camuflando seus atos. Espero que consigam perceber isso e que seus Natais tenham um espírito verdadeiro, e não ações meramente sociais. Que a bondade seja do fundo do coração e não um ato para impressionar a sociedade. Feliz 2011 pra você, e um natal cheio de um verdadeiro espírito natalino, beijos ^^.

    ResponderExcluir
  2. A tão doce e autêntica hipocrisia humana... Doce e venenosa.

    Adorei seu texto, Vanessa! Muito, muito, mas muito bom, mesmo! Depois você diz que não é boa pra escrever...

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Karina, pelo contato, comentário e gentileza.

    Biofa, obrigada! É muito importante pra mim receber um elogio seu.
    Quando digo isso (sobre os textos), me refiro aos textos literários...

    Beijos !!!

    ResponderExcluir